O que faz Python ser uma linguagem de programação multiparadigma? – python característica-linguagem paradigmas
Pergunta:
Aqui nessa página do Wikipedia cita alguns exemplos de linguagem multiparadigma como C++, Groovy, Oz, Ruby, Scala, Swift, Groovy e inclusive o Python. Particularmente não achei tão objetiva a explicação considerando.
O que faz Python ser uma linguagem de programação multiparadigma?
Autor da pergunta Viana
Comunidade
Ela permite usar vários paradigmas 😛
Sabendo que o paradigma é só um nome pomposo para o estilo, você pode programar em mais de um estilo. Se não tiver certeza absoluta do que é uma paradigma e quais os principais, não deixe de ler este último link.
Como toda linguagem mainstream Python tem o estilo básico de programação imperativa, que são a maiorias do comandos que controlam o fluxo, atribuição de variáveis, etc.
Ela tem uma influência do paradigma funcional, permitindo recursão, uso de lambda, compreensões de coleções de dados, etc. É um pouco de exagero dizer que Python é uma linguagem funcional, mas pelo marketing acaba-se usando, todas linguagens o fazem. De fato dá para adotar um pouco o estilo, mas só um pouco, bem pouco.
Além disto ela permite alguns paradigmas secundários. A orientação a objetos é o mais claro deles. Como ela permite o uso de classes co encapsulamento, herança e abstração, ela se conforme com OOP (este paradigma está longe de ter a importância que muitos acreditam que ele tem, e isto não é opinião). Mas a organização do código pode seguir o paradigma procedural também, onde apenas funções simples são usadas.
Como a maioria das linguagens dinâmicas (que alguns até consideram paradigma) ela possui capacidade reflexiva (informações sobre a estrutura dos seus dados e códigos).
Uma linguagem dita multi-paradigma tende a agradar mais pessoas e atende mais necessidades. E de fato tem um fundo de verdade que Python adota alguns estilos extras além do imperativo que é o seu forte.
Não se baseie na tabela comparativa da Wikipedia, tem muita coisa errada aí. Parece que foi feito por alguém que sequer entende o que sejam os paradigmas.